quarta-feira, 13 de novembro de 2013

De onde vem o Kir Royal?

Por mais incrível que possa parecer, havia gente na Borgonha que não curtia muito os vinhos brancos Aligoté

A causa era a fortíssima concorrência da vizinhança. com os vinhos de Chablis, Côte du Beaune e Chalonaise, o Aligoté parecia de qualidade inferior...




Por conta deste desprezo, o cônego da região, de nome Kir - prefeito de Dijon - teve uma ideia: Acrescentou um pouco de xarope de cassis ao vinho, tornando-o mais doce e mais ácido. Logo, a bebida passou a ser conhecida como o aperitivo do prefeito Kir.


Félix Kir, nascido em 1876, era, além de um bravo resistente na Segunda Guerra Mundial, um sacerdote,  prefeito de Dijon e depois deputado federal, aos 69 anos de idade.

Durante a Guerra Fria, na Assembleia Nacional, o aperitivo foi servido com vinho tinto, durante uma recepção ao então presidente soviético Nikita Krouchtchev. drink foi batizado como "Krouchtchev".


A versão original, porém, é feita com 1/3 de créme de cassis e 2/3 de vinho Aligoté Bourgogne.



A partir de 1976, o nome do aperitivo é, finalmente, designado a seu inventor e passou a constar no Petit Larousse como Kir.

Hoje em dia, há também a versão Kir Royal, usando champagne brut, ao invés do vinho branco! Particularmente, o meu preferido!



Este post teve a colaboração do melhor guia brasileiro da França, Cid Quadros. Eu já havia ouvido a história sobre a bebida, mas decidi confirmar com ele antes!! Beijos Cidinho e obrigada!! :)


Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!