segunda-feira, 31 de março de 2014

Na medida certa para a nota máxima! Charlô!!


Murillo Mendes 
São Paulo possui uma forte tradição gastronômica!


Um dos pilares desta tradição vem de um charmoso nome, Charlô! Simples, charmosa e elegantemente assim.

Nada de ostentação, nada de pratos e refeições nababescas, nada de esculturas no prato! O básico essencial está lá, flores, espelhos, sofás. Um lounge para se sentir acolhido.


Raphael Briest 
O serviço é o básico máximo do luxo: No ponto! Nem paparicado e nem abandonado pelo garçom ou maître. Na medida certa!!

O espumante? Gelado no ponto, sem mise-en-scène para servir! O couvert confirma que a simplicidade é o último grau de sofisticação, oferecendo a nota máxima ao sabor.



De repente, o maître aparece com parmesão. Daqueles que você é capaz de esquecer o prato principal e o resto do dia, só para ficar degustando e saboreando a textura derretendo em sua boca. Cortesia sob medida!


Dividimos uma entrada - Tartare de Salmão - que, sinceramente, em minhas idas e vindas pelo mundo, devo admitir que nunca provei nada igual!! Não fosse já ter pedido o prato principal, também gostaria de passar o resto da tarde ou o resto da vida com aquele tartare...Não queria mesmo que ele terminasse!!! O que seria de minha vida sem ele? Nada mais me surpreenderia...

Mas então, eis que surge meu Ravioli de Shitake com molho branco e raspas de alho poró... O que era aquilo? Meu Deus, o que era aquilo?


Durante todo o tempo em que permanecemos ali, "ele"(a alma do bistrô - Charlô) esteve presente. Sim, observava mesa por mesa, discretamente, com olhar de lince, verificando se tudo estava sendo, "simplesmente", perfeito.

Trouxe uma pimentinha para que meu marido colocasse em seu risoto de frutos do mar, dizendo que o sabor ficaria especial.

Então Charlô sentou-se, almoçou, chamou um táxi e saiu com uma sacola...Fiquei imaginando que ele havia partido para mais uma caçada ao tesouro, a fim de nos presentear muito além de uma refeição, mas com um absoluto estado de "prazer".

Totalmente enebriada com todas aquelas sensações (havia um bom tempo em que eu não me encontrava com este tipo de serviço), busquei ajuda com o maître sobre o que pedir como sobremesa. 

Elegantemente, me sugeriu um Bolo de Cacau e para o meu marido, Pudim de Leite ao Sauternes. Simples e sofisticadamente no ponto certo, suficiente para me deixar em total estado de graça, emoldurando um almoço de sexta-feira, em um dia de sol, ao lado de meu marido, onde celebrávamos os 11 anos de nossa filhota e a festinha que oferecemos na noite anterior à família


Cometi dois pecados no paraíso: Pedi café (forte demais para quem estava nas nuvens. Não era o café que estava ruim, simplesmente não combinou com a minha insustentável leveza do ser).

Outro erro foi não ter abraçado o Charlô, enquanto ele almoçava bem ao meu lado!

Uma das poucas pessoas que tem o privilégio de traduzir perfeitamente o termo  hedonismo* aos seus clientes! Parabéns e obrigada, meu caro!

Sinta-se abraçado!!

Bistrô Charlô
Rua Barão de Capanema, 440

*"O hedonismo é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer estendida como felicidade para o maior número de pessoas." - Wikipédia
      

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!