domingo, 9 de março de 2014

O Castelo de Conto de Fadas e o seu Rei "louco"! Bem-Vindos a Neuschwanstein

Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor
Ludovico II (1845-1886), rei da Baviera, entre 1864 e 1886, recebeu este apelido nada carinhoso por pura maldade e intrigas de estado. 

De louco ele não tinha nada!! O que ele tinha era muita imaginação e uma grande paixão pelas artes, em particular pela obra de Richard Wagner!
Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor

Segundo o livro “Ludwig II” de Hans Nohbauer, Wagner percebera a personalidade sensível do rei e escreveu:



Ah, é tão elegante e inteligente, emotivo e encantador, que temo que sua vida derreta neste mundo vulgar como um sonho fugaz dos deuses".

Ele imaginou sozinho o castelo que serviu de inspiração para Walt Disney conceber o castelo da Cinderela!

Neuschwanstein (se pronuncia algo como Nóishvanstain) significa "Novo Cisne de Pedra" e, em 2007, foi finalista na classificação das 7 maravilhas do mundo moderno!

Cartão postal da Alemanha, como o monumento mais fotografado do país, foi construído a partir de 1869 e permaneceu inacabado com a morte do rei, em 1886. 

Um complexo de 6 mil metros quadrados, quatro andares e diversas torres  14 aposentos inteiramente decorados. 

A vista ao redor também ajuda muito a atmosfera encantada do castelo! Em qualquer época do ano, vale dizer!



Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor
Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor


A decoração é, em grande parte, dedicada as obras de Wagner. O nome do castelo é uma homenagem a peça "Cavaleiro do Cisne, Lohengrin". 

Originalmente Schwanstein, sede dos cavaleiros de Schwangau (cidade onde se encontra o castelo), cujo emblema era o cisne, somente se tornou Neuschwanstein após a morte do rei.
Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor
Apesar de sua aparência medieval, a construção possui toda a tecnologia disponível do século XIX como eletricidade, água encanada e aquecimento.

O rei louco foi declarado insano e aprisionado, em 1886. No dia seguinte a prisão, foi encontrado morto, no Lago Starnberger, juntamente com o psiquiatra que alegou sua insanidade sem nunca tê-lo examinado. 

A morte dos dois permanece um mistério. Dizem que ele foi morto tentando fugir de seu psiquiatra e algo deu errado...


Segundo o autor do livro “Ludwig II”, Sissi, Imperatriz da Áustria, prima do rei declara: 

"- O rei não era louco; era apenas um excêntrico vivendo num mundo de sonhos. Eles poderiam tê-lo tratado com mais delicadeza, e assim, talvez, poupá-lo de tão terrível fim."


Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor


De qualquer forma, apesar de Ludovico II ter gasto toda a sua fortuna particular no castelo, por outro lado, gerou empregos a artistas, artesãos e pintores...E hoje, cerca de seis mil pessoas visitam o castelo, diariamente, durante o verão, desde que ele foi aberto, dias depois da morte do rei. 

Ele mesmo, desfrutou de seu conto de fadas particular por muito pouco tempo.
Louis II, peinture de Gabriel Schachinger, 1887
http://www.neuschwanstein.de
     Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor
Acompanhou as obras de perto vivendo em seu castelo de verão, Hohenschwangau, logo abaixo de seu novo monumento. Este castelo, construído pelo pai dele, também é aberto ao público! 


Acervo pessoal, castelo de Hohenschwangau

Visitei o castelo com um amigo alemão, o que facilitou a minha vida de turista na Alemanha!

Café restaurante - acervo pessoal  Neuschwanstein
O lado bom é que perdi muito menos tempo para chegar a qualquer lugar. De Frankfurt até a Baviera, com paradas em Munique e escapadas para a Suiça e Áustria, não precisei olhar nenhum mapa, somente curtir a paisagem e ver onde iria chegar!

Claro que um pouco assustada nas autobahns (estadas alemãs), onde não há limite de velocidade,...É uma loucura! Também para comprar  ingressos, valores, horário de visitas, não precisei planejar, absolutamente, nada! Porém, largando todas as decisões nas mãos de um nativo, houve uma surpresa:
Acervo pessoal Neuschwanstein


Pois bem, visitei este magnífico castelo, de extraordinária imponência, repleto de histórias, segredos, intrigas, mistérios e tal.... Em um tour em alemão!!!

Oi?

Além da frustração inicial, ainda me senti um pouco atordoada, durante a visita, entre a tentativa do amigo alemão fazer uma tradução simultânea em inglês (que não era o idioma dele e nem o meu), e o guia chamando a nossa atenção com um sonoro "- psiuuuuuuuuuuu, Entschuldigung sie bitte" (Com licença, por favor).

Mas, quer saber? Adoro estes imprevistos. Como tudo tem o lado bom, eu mesma comecei a imaginar as histórias que poderiam ter ocorrido por lá, tentando entender a imaginação do rei!

Como o próprio rei dizia: “Desejo continuar sendo um eterno enigma para mim e para os outros” E assim foi, em minha visita!!

Anos depois, viajando pela Grécia com um amigo grego, ele me presenteou com um livro sobre Mykonos... Em grego! Devo ter uma aparência poliglota, talvez!!

Acervo pessoal do schloss


Aqui, no caso, eu mesma comprei o um livro para saber mais a respeito de tudo o que eu havia visto! Mesmo assim, foi lindo e, claro, valeu a pena!! Só deixo a dica para escolher bem a fila do tour...!!!

O Schloss (castelo e alemão), a 125 km de Munique,  está próximo a fronteira com a Áustria.

O castelo se localiza ao final da famosa estrada romântica (Romantische Strasse), assim denominada a partir de 1950, por conta de seu lindo trajeto. Lindo? Absolutamente encantado.

Para chegar até o castelo é possível ir a pé (cerca de meia hora de caminhada), a partir de sua entrada, na vila de Schwangau, ou utilizar as charretes que conferem ainda mais romantismo ao passeio. Eu fui a pé, pois sinto pena dos cavalos.

Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor
Acervo pessoal, subida de charrete a Neuchwanstein

Um excelente ângulo para apreciar e fotografar o castelo é a partir da ponte Marienbrücke, sobre o desfiladeiro Pöllat, construída em 1850, pelo pai de Ludovico para presentear a esposa, Maria da Prússia.

Não tenho fotos a partir da ponte porque quem sabe destas coisas são os turistas e não os nativos!! Só fiquei sabendo disto, depois! :(

                   Essa foto de Castelo de Neuschwanstein é cortesia do TripAdvisor
O ingresso custa 12 euros. Eu fui em fevereiro e não peguei fila, nem neve!!

Compre os ingressos antes de ir até lá para garantir sua visita ao interior do castelo!

Este é um local deve constar na lista de desejos! Até para ter certeza do que significa a expressão “castelo encantado”,  Neuschwanstein é a sua mais perfeita tradução!

 Gute Reise! (boa viagem)

Neste curto vídeo é possível apreciar a estrada romântica, considerada uma das mais lindas do mundo até a chegada ao castelo!


http://www.neuschwanstein.de/

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!